sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O nosso Centro Novas Oportunidades encerra hoje as suas funções, mas o seu término não significou que a equipa técnico-pedagógica deste CNO usufruiu de um dia repleto de momentos de lazer ou com menos empenho. Hoje foram certificados 15 candidatos de nível básico e 9 candidatos de nível secundário, após a sessão de Júri de Certificação.
Acreditamos que este será um até já!


Deixamos aqui algumas fotos destes últimos júris, exemplificando a alegria de todos os que trabalharam para atingir as suas metas pessoais e profissionais.

Que o próximo ano seja de desafios!!!

Bom Ano!

O Futuro dos CNO's



Quanto ao futuro dos CNO's, deixamos aqui uma notícia publicada pela Lusa.



Centros que substituem Novas Oportunidades em funcionamento a partir de abril

Os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional deverão entrar em funcionamento em abril de 2013, substituindo os Centros Novas Oportunidades, autorizados a manter-se em atividade até 31 de março, desde que financeiramente autossuficientes, informou o Governo.

Em comunicado divulgado na página da Internet da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), organismo na dependência do Ministério da Educação, o Governo divulgou ontem que os novos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional deverão iniciar funções em abril do próximo ano, depois de o diploma legal que estabelece e regula a sua criação ser "submetido a apreciação pública e audição dos parceiros sociais durante o mês de janeiro".

A nova rede de CQEP vem substituir a rede de Centros Novas Oportunidades (CNO) ainda em funcionamento e com prazo de encerramento estipulado para o final de 2012, tendo agora autorização para se manter até 31 de março de 2013, o que representa um segundo adiamento no encerramento que já esteve previsto para agosto deste ano.

De acordo com o comunicado, os CNO e as suas entidades promotoras "que disponham de condições de autofinanciamento poderão dar continuidade à sua atividade, até 31 de março, devendo focar-se na conclusão dos processos de RVCC [Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências] em curso (certificação escolar e/ou profissional)".

O documento divulgado hoje esclarece também que as entidades promotoras (escolas públicas ou outras escolas ou organismos que acolham CNO) que "decidam não prosseguir a sua atividade devem comunicar formalmente a decisão da extinção" à ANQEP.

Aos novos CQEP caberá dar continuidade à promoção de processos RVCC, agora com "mecanismos mais rigorosos e exigentes" definidos na lei, assim como orientar jovens e adultos relativamente a ofertas escolares e profissionais.

O documento conclui que estas orientações já foram transmitidas aos diretores e coordenadores dos CNO.


Adiar encerramento dos Centros Novas Oportunidades "é demonstração clara de incapacidade"

O presidente da Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos (ANPEFA) afirmou ontem que adiar novamente o encerramento dos Centros Novas Oportunidades (CNO) "é uma demonstração clara de incapacidade" da agência que gere o processo.


"Mais um adiamento no prazo de encerramento dos CNO é a demonstração clara da incapacidade desta agência em desenvolver aquilo a que se propôs e um erro estratégico muito grande", por se estar a trabalhar com "prazos muito curtos", disse o presidente da ANPEFA, Sérgio Rodrigues.


"Não é possível desenvolver um trabalho planificado com prazos de dois, três ou quatro meses", declarou, acrescentando que "as novas estruturas precisam de estabilidade e precisam de criar objetivos anuais".
O comunicado da Agência Nacional para a Qualificação e Ensino Profissional (ANQEP) ontem divulgado revelou que os centros poderão manter-se em funcionamento até 31 de março de 2013, desde que financeiramente autossuficientes, mas em abril serão substituídos pelos novos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional.

O comunicado refere que diretores e coordenadores dos CNO já tinham sido informados sobre os contornos deste processo, mas esta manhã, assegurou Sérgio Rodrigues à Lusa, as orientações que vigoravam eram as indicações dadas pela ANQEP para que os centros continuassem a aguardar informações quanto ao seu futuro.
Sobre o encerramento dos CNO, o presidente da ANPEFA lamentou que a associação não tenha sido convocada para participar no processo de reestruturação destes equipamentos dedicados à formação de adultos ao longo da vida e que nunca tenha recebido uma resposta aos "consecutivos pedidos de audiência à ANQEP" para esse efeito.
"Trabalhamos muito sem informações oficiais e muito com base na perceção no terreno sobre aquilo que se está a passar. E o que se está a passar é uma total desorientação", criticou.
De acordo com informações "recolhidas de forma informal" pela ANPEFA, existiam em junho deste ano 350 mil adultos com processos ativos nos CNO - inscritos, em processo de diagnóstico ou em processo de RVCC (reconhecimento, validação e certificação de competências) - e a associação teme agora que muitos deles não possam concluir os processos iniciados ou que sejam obrigados a recomeçá-los do zero nos novos centros.

Sérgio Rodrigues recordou também as preocupações que já tinha avançado no início deste mês relativas ao futuro dos formadores afetos aos CNO, que estão a receber cartas anunciando que serão despedidos no fim de dezembro por extinção do seu posto de trabalho, embora tenham contratos de trabalho válidos até ao fim de 2013.

Segundo o presidente da ANPEFA, as entidades que mantêm Centros Novas Oportunidades estão a enviar cartas como medida preventiva, uma vez que "nenhuma pode dizer com certeza que em janeiro fica transformada" em Centro para a Qualificação e o Ensino Profissional.

A ANPEFA teme também que nos novos centros a função de formador seja entregue a professores do Ministério da Educação, que este ano tenham ficado com horário zero ou não tenham obtido colocação.

"Seria importante e desejável que isso não acontecesse. Estamos a falar de um paradigma de aprendizagem completamente diferente. O trabalho criterioso de seleção e acompanhamento, muito burocrático e técnico, é um trabalho para o qual os professores não estão muito atentos e que não faz sequer parte da sua génese profissional. Era importante manter os técnicos na formação", defendeu.

Sobre esta questão, o Ministério da Educação esclareceu apenas que "os recursos humanos a afetar a cada um dos Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional serão definidos em função dos respetivos planos de intervenção".


Lusa / EDUCARE - 2012-12-28



Fonte: http://www.educare.pt/educare/Atualidade.Noticia.aspx?contentid=CC60B2BBBC7C0A6CE0400A0AB800570B&opsel=1&channelid=0


Ao longo de 6 anos....


História do CNO da ETPSICÓ (2006 até 2012)

Após duas décadas de afirmação, nomeadamente no que respeita ao ensino profissional, a ETPSicó abraçou, em Setembro de 2006, a iniciativa Novas Oportunidades, com o desenvolvimento de Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Escolares de nível básico, reconhecendo tratar-se de uma exigência necessária para a região onde se encontra inserida. Esta constituiu uma nova oportunidade não só para esta entidade, mas sobretudo para os adultos que a decidiram frequentar e para uma região que é ainda caracterizada por um atraso significativo no que respeita à qualificação escolar dos seus habitantes. Desde logo este Centro assumiu como prioridade para a execução do seu trabalho, três pilares fundamentais, o rigor, a qualidade e a exigência.

Adotando uma metodologia de trabalho específica e adaptada à fisionomia do público e da região, este Centro avançou logo em Setembro de 2006, altura em que abriu o CNO, com o processo de RVCC para o Nível Básico em Ansião, Alvaiázere e Penela, os três concelhos onde se encontra instalada a ETPSicó, mas também em concelhos limítrofes, como Castanheira de Pêra, Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos, entre outros. Um ano após o desenvolvimento deste Processo e já consolidada a sua metodologia de trabalho, em Setembro de 2007, abraça o processo de RVCC para o Nível Secundário, certificando os primeiros adultos em Março de 2008, e aplica de uma forma mais concreta e organizada o encaminhamento de adultos para outras ofertas formativas, como a conclusão do Nível Secundário através das vias alternativas, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 357/2007 de 21 de Outubro, os Cursos de Educação e Formação de Adultos de Nível Básico e Secundário, os Cursos de Especialização Tecnológica, os Cursos Profissionais, entre outros.

No que diz respeito ao ano de 2009, a maior preocupação desta equipa prendeu-se com a consolidação das metodologias de trabalho para a certificação escolar e a implementação de um novo projeto, o da Certificação Profissional, através do Processo de RVCC Profissional. Neste sentido, iniciaram-se os primeiros grupos de RVCC PRO na área da Construção Civil, nas saídas profissionais de Canalizador, Pedreiro, Condutor/Manobrador de Equipamentos de Movimentação de Terras, Operador de CAD e Técnico de Obra. Em 2010, este Centro viu aprovadas as restantes saídas profissionais inerentes à área da Construção Civil bem como a aprovação da área da Eletricidade e Energia, na totalidade das saídas que integram o Catálogo Nacional de Qualificações.

O desenvolvimento da Certificação Profissional através do Processo de RVCC Profissional teve o seu término a 31 de Dezembro de 2011, tendo alguns adultos ficado com processos de RVCC pendentes devido ao término deste projeto e à ausência de candidatura para a continuidade desta oferta formativa.

No âmbito da candidatura concedida pela ANQ, atual ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional) à tipologia de intervenção 2.1. – Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências – do POPH, para o período de Janeiro a Agosto de 2012 e prorrogada até 31 de Dezembro do mesmo ano, o Centro viu a possibilidade de dar continuidade à certificação escolar dos adultos que o procurassem, desta feita para um nível de resultados A.

A preocupação era a de dar a resposta mais correta e adequada aos adultos que nos procurassem, tendo em conta o perfil do adulto e a missão alicerçada de qualificar os recursos humanos da nossa região.

O Centro Novas Oportunidades da ETP Sicó colocou diariamente à disposição da equipa que o integrou uma panóplia de materiais e equipamentos absolutamente necessários ao bom funcionamento da sua atividade. Os recursos humanos e materiais constituíram uma condição sine qua non para a obtenção de resultados positivos. Por outro lado, a aposta deste Centro passou também pelo estabelecimento de parcerias estratégicas que potenciaram o desenvolvimento do processo quer escolar quer profissional.

Em suma, este Centro com 6 anos e 3 meses de experiência, envolta já de muitos sucessos, tendo certificado 2405 adultos através do processo de RVCC escolar até 31 de Dezembro de 2012. Estes resultados devem fazer-nos olhar para o futuro perspetivando a ETP Sicó como uma referência ao serviço da qualificação da população.

Está claro que a possibilidade de extinção deste projeto é vista com grande pesar pela equipa técnico Pedagógica do Centro Novas Oportunidade, não só pela extinção dos postos de trabalho mas pela consciência das necessidades a que ainda não se conseguiram dar resposta.

Um bem-haja a todos os que permitiram este Centro crescer e viver momentos que ficarão para sempre nas nossas memórias.

 

A Equipa Técnico-Pedagógica do CNO da ETPSICÓ

 

 

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Juris de Certificação


No dia 20 de Dezembro o CNO da ETP Sicó realizou mais três sessões de júri de Certificação.

Mais 15 Adultos viram o seu Processo de RVCC escolar chegar ao fim, obtendo assim o 9ºano de escolaridade.




Parabéns aos presentes e que o vosso futuro seja promissor.

 

Bem haja a todos!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Palavras de agradecimento



O CNO da ETPSicó continua a sua missão de Reconhecer, Validar e Certificar Competências a candidatos que tem passado por longos processos de Reconhecimento. A reta final dos mesmos é sempre sinónimo de muito trabalho e, muitas das vezes, de consciencialização de que muito foi aprendido ao longo da vida, que nem sempre foi devidamente valorizado.

Os saberes empíricos são muitas vezes descurados e nem sempre bem aplicados, mas na situação que pretendemos evidenciar não se aplica, pois a autora do poema que a seguir se transcreve, a Mabilda Cereijeiro, pode dizer que já viu reconhecida e valorizada esta sua veia poética, nomeadamente no “Concurso de poesia”, no âmbito do programa LER+, promovido pelo nosso CNO.

Desejosa por dedicar as suas palavras de reconhecimento a quem a ajudou a ultrapassar mais uma etapa da sua vida, a Mabilda dedicou um poema ao CNO da ETPSicó, demonstrando deste modo os seus sentimentos em relação ao processo de RVCC-NS pelo qual passou.

Aqui ficam as suas palavras:
 
 Tenho muito a agradecer
à ETP de Sicó.
Sem ela, para aprender
eu, ainda, me sentiria só.
 
Só, do aprender.
Só, de não saber mais.
Só, por não poder dizer
que somos todos iguais.
 
Foram noites mal dormidas,
o sono não queria vir,
a relembrar nossas vidas
para esta emoção sentir.
 
É com grande emoção
que aqui quero dizer:
Tudo isto não foi em vão,
foi muito bom aprender!
 
Muitas coisas aprendi
outras mais por aprender.
Grandes emoções eu vivi
Que jamais vou esquecer.
 
As novas tecnologias
foram temas de valor.
Usamo-las todos os dias,
fazendo seja o que fôr.
 
Não podemos viver sem elas,
seja em trabalho ou em lazer.
Dependendo sempre delas,
pesquisando para aprender.
 
Saberes fundamentais
e critérios de evidência
são também saberes morais,
que nos dão a competência,
não esquecendo jamais
os domínios de referência.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Juris de Certificação


 
Nos dias 4 e 6 de Dezembro o CNO da ETP Sicó realizou mais duas sessões de júri de Certificação.

A 1ª sessão de Júri de Certificação realizou-se pelas 18h00 com 6 adultos de nível secundário, os quais apresentaram diversos temas relacionados com as suas experiências profissionais.




A 2ª sessão além da equipa técnica responsável pela validação conteve a presença de 4 adultos que viram reconhecidas as suas competências para o nível básico (9ºano).





A todos, os nossos Parabéns e que este dia represente uma nova etapa nas vossas vidas J

Não desistam dos vossos sonhos nunca!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Juris de Certificação


No dia 22/11/2012, na sede da ETPSICÓ, o CNO realizou mais três sessões de júri de Certificação.


A 1ª sessão de Júri de Certificação realizou-se pelas 09h30, tendo sido certificados 6 adultos para o nível básico. A 2ª sessão de Juri foi às 11h30 tendo sido certificados mais 6 candidatos. Todos obtiveram a certificação de B3.




No período da tarde, pelas 14h30, realizou-se mais uma sessão de Júri de Certificação onde mais 3 adultos viram reconhecidas as suas competências para o nível secundário.

 


 
A todos os adultos certificados, a equipa do CNO da ETP Sicó, deseja as maiores felicidades e muito sucesso!

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Hora do Conto na Santa Casa da Misericórdia de Ansião


Olá a todos!
 
Pois é, tal como combinado, apresentamos o resultado daquela que foi uma tarde animada para os que poderam participar na “Hora do Conto”.
 
Esta 6ªfeira, dia 9 de novembro, além de enriquecer os idosos, o grupo de adultas já certificadas para o 9ºano e as crianças, potenciou momentos de partilha entre todos os presentes, dos quais destacamos também alguns elementos da equipa Técnico-pedagógica do CNO da ETPSICÓ, a Animadora do Lar e Centro de Dia da Santa Casa, Educadora e Auxiliares do Jardim de Infância e Diretora técnica da Instituição que nos acolheu.
 
Os contos transmitem mensagens, facilitam a aprendizagem e ajudam a aperfeiçoar e facilitar o processo de alfabetização. Sem dúvida, constatamos que a leitura é indispensável nas nossas vidas, sem esta, jamais viveríamos momentos como os de hoje. Como resultado, deixamos as imagens que na nossa opinião valem mais que mil palavras.
 
Até breve!
 Letra da canção das crianças do Jardim de Infância
 
 
 
 Personagens do conto "Os 10 anõezinhos da Tia Verde Água"
 
 
 Lenda da Vila de Ansião contada pelos idosos


                                                                     
 Momento especial


Lanche e comemoração do Magusto

Ontem dia 08/11/2012 o CNO da ETP Sicó realizou mais duas sessões de júri de Certificação.
A 1ª sessão de Júri de Certificação realizou-se pelas 10h00 com 8 adultos de nível básico, os quais apresentaram diversos temas relacionados com as suas experiências profissionais.
No período da tarde, pelas 14h00, realizou-se a 2ª sessão onde mais 4 adultos viram reconhecidas as suas competências para o nível básico.



 
A todos os adultos certificados, a equipa do CNO da ETP Sicó, deseja as maiores felicidades e muito sucesso!

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Júris de certificação

No dia 26 de outubro realizou-se mais uma sessão de júri na Associação do Senhor da Serra. Foram certificados três adultos com o nível secundário e cinco adultos com o nível básico.

A todos, os nossos Parabéns e que este dia represente uma nova etapa nas vossas vidas :)

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

"Hora do Conto" promovida pelo CNO da ETPSicó


Esta iniciativa insere-se num conjunto de atividades que este centro está a levar a cabo no âmbito da sua adesão ao Programa LER+ , pretendendo-se com a mesma fomentar o encontro intergeracional e a troca de impressões sobre atos de leitura e a importância da mesma. Temos consciência que encontros entre crianças e idosos já devem existir, mas entre pessoas que procuram aumentar a escolaridade será uma oportunidade nova. Desta forma é possível recuperar memórias e tradições antigas, através da passagem de testemunhos de sabedorias dos mais velhos para os mais novos, e vice-versa.
 
Assim sendo no próximo dia 9 de Novembro pelas 14h00, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Ansião, o nosso CNO irá dar a possibilidade aos mais novos de ensinarem algumas coisas aos mais velhos, atualizando-os e enriquecendo-os ainda mais com histórias infantis da nova geração. O inverso certamente irá acontecer também.
Os participantes neste evento serão algumas adultas que estão a efetuar o Processo de RVCC escolar de nível Básico, os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Ansião e as crianças do Jardim de Infância desta instituição.
Assim sendo prevê-se que sejam criados 3 grupos:
. Grupo dos adultos em Processo de RVCC– Leitura de um conto tradicional "Os 10 anõezinhos da Tia Verde-Água" que será previamente trabalhado pelas formadoras de LC e CE do Grupo de RVCC.
. Grupo das Crianças – Leitura de um pequeno conto infantil à escolha da Educadora e das crianças. Esta leitura pode ser acompanhada de dramatização, visualização de imagens, música, desenhos das crianças, etc.
. Grupo dos Idosos – Leitura da Lenda ou História da vila de Ansião (previamente trabalhada com o apoio da animadora do Lar ou Centro de Dia).
Para o encerramento deste encontro está previsto um pequeno lanche acompanhado de umas castanhas para encerrar a atividade, e assim anteciparmos o Magusto.
 
 

 
Esperamos trazer-vos o feedback deste encontro que se adivinha super animado :)
Até lá!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Comemoração do 21º aniversário da ETP Sicó



A ETP Sicó festejou o seu 21º aniversário, no passado dia 16 de outubro. Este momento foi festejado com o corte do bolo de aniversário e com um conjunto de atividade lúdicas, como dança, karaoke e ping-pong. A meio da tarde decorrer uma sessão solene, que contou com a presença do presidenmte da Câmara Municipal de Ansião, Dr. Rui Rocha, do diretor-geral da ETP Sicó, Dr. Ilídio Baptista, da coordenadora pedagógica, Dr.ª Elsa Dias e do diretor executivo da Terras de Sicó, David Leandro, onde foram entregues os diplomas e medalhas de mérito a 27 alunos de cursos profissionais e de educação e formação, a quem foram dirigidas palavras de estimulo relativamente ao futuro.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Passeio Pedestre

Como já é tradição, no início de cada ano letivo a Escola Tecnológica e Profissional de Sicó proporciona aos seus alunos e colaboradores um passeio pedestre pela região.
Este ano a caminhada teve ponto de partida a Sede da Escola no Avelar e terminou no Pavilhão desportivo da Aguda.
Onde toda a comunidade escolar pode descontrair e conhecer os novos elementos, com momentos de karaoke e de jogos.
Este dia serve para novos alunos, professores e técnicos se conhecerem melhor e prepararem-se para um novo ano letivo, com força e motivação.

Não poderia deixar de vos desejar as Boas Vindas a todos que iniciaram a vossa caminhada nesta Escola!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Programa Grundtvig - mobilidade a Barcelona


Barcelona,  Departament d´Ensenyament - os participantes na mobilidade.
Em Barcelona, na última semana de Setembro, decorreu mais um encontro dos países que fazem parte do programa Grundtvig e com os quais o CNO da ETPSicó tem parceria.
Os representantes da entidade foram a formadora Anabela Silva e a coordenadora de formação Joana Leão que foram recebidas por alguns dos responsáveis do instituto “Generalit de Catalunya, Departament d´Ensenyament” e pelo grupo normalmente, integrante do projeto.
No decorrer da semana, houve várias sessões de trabalho cumprindo-se, portanto, com o programa agendado (apresentação do trabalho executados e conforme o estabelecido no encontro anterior nomeadamente entrevistas a alguns adultos dos vários países que permitiram concluir que, em grande parte dos casos, os motivos de desistência são comuns).
Reagendou-se novo encontro, desta feita para janeiro de 2013 a decorrer na Alemanha, e estabeleceu-se o trabalho a apresentar na mesma a fim de completar o Booklet (Brochura) onde serão compilados os trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa, assim como uma apresentação dos participantes e respetivas instituições.
Paralelamente às sessões de trabalho, e como é habitual, os anfitriões possibilitaram aos participantes uma visita a vários espaços da cidade, promovendo e difundindo, desta forma, a cultura da cidade que, no entender das colegas participantes, deixou “um sabor a pouco”, um convite a regressar.  

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

"Formadores de cursos para adultos acusam Governo de falta de respeito"



Segundo o "Portal da Educação", hoje dia 26 de Setembro de 2012, e em resposta à notícia publicada ontem acerca da suspensão dos cursos EFA, os formadores externos responsáveis por estas acções de formação demonstraram o seu descontentamento face a algumas políticas e formas de actuação deste Governo.


"Os Formadores Externos do Instituto de Emprego e Formação Profissional acusam os ministérios da Educação e da Economia de falta de respeito, depois de Nuno Crato ter manifestado empenho no ensino para adultos, mas ter ordenado o encerramento dos cursos.
 
Em comunicado, o Movimento de Formadores Externos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) diz lamentar, "de forma veemente, a falta de respeito e consideração que tanto o Ministério da Educação e Ciência como o Ministério da Economia e Trabalho têm revelado face a este movimento e, consequentemente, aos profissionais que representamos".

Posição que surge, segundo o movimento, depois de o ministro da Educação, Nuno Crato, ter dito estar empenhado no ensino para adultos e de ter garantido que os cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA) serão retomados "muito em breve", ao mesmo tempo que o jornal Correio da Manhã noticia que o Ministério "deu ordens para suspender cursos de EFA".

"Se vai haver alterações de fundo no ensino profissional, por que razão não somos informados? É este o respeito que merecemos? Por acaso, em ambos os ministérios haverá alguém interessado verdadeiramente no ensino de adultos? Qual a razão para não nos consultarem, não valorizando a nossa experiência?", questionam os formadores.

Por outro lado, querem também saber se os responsáveis ministeriais "terão a verdadeira noção do tipo de públicos" com que estes profissionais trabalham e qual a razão para até agora nenhum dos ministérios ter respondido a um pedido de audiência.

"Por que razão nos empurram de ministério em ministério sem uma coerência mínima? Será esta a consideração que merecemos?", perguntam ainda, criticando o facto de obedecerem a "ordens cegas, emanadas de gabinetes por pessoas sem experiência ou contacto com a realidade".
Nuno Crato afirmou ontem, em Ermesinde, Valongo, estar empenhado no ensino para adultos, garantindo que "muito em breve" serão retomados os cursos de Educação e Formação para Adultos (EFA).

"O ensino para adultos é uma parte importante do país, é algo em que o país todo se deve empenhar. Nós estamos empenhados no ensino para adultos em conjunto com o Ministério da Economia e do Emprego", afirmou Nuno Crato aos jornalistas.

Na sua edição de ontem, o Correio da Manhã (CM) noticiou que o Ministério da Educação e Ciência "deu ordens para suspender cursos de EFA".

Em declarações ao diário, Sérgio Rodrigues, da Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos, afirma que "a formação de adultos está completamente parada, afetando dezenas de milhares de alunos e formadores".

Segundo o governante, os dois ministérios estão a trabalhar com instituições como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para que, "com os recursos que tem, também contribua para esse esforço".

"Nós não queremos que adultos que necessitam de formação e solicitam informação não tenham resposta", sublinhou.

Nuno Crato, que falava à margem da cerimónia de inauguração do novo centro escolar Mirante dos Sonhos, em Ermesinde, adiantou ainda que os cursos de continuidade vão manter-se nas escolas "em alguns casos", não adiantando mais pormenores
." (por Lusa)

"Governo trava cursos de adultos"

Segundo o diário "Correio da Manhã" na sua publicação de ontem, dia 25 de setembro de 2012, os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) que têm vindo nos últimos anos a dar resposta às necessidades de educação e formação profissional dos adultos nas mais variadas áreas formativas, estão neste momento suspensos sem data prevista de reinício. Com esta notícia relembramos que também a iniciativa Novas Oportunidades tem o seu final agendado para dezembro de 2012. Assim, a questão que colocamos é: onde está assegurada a educação e formação de adultos no nosso país?

"O Governo mandou suspender os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA). O executivo justifica a medida com mudanças que vai efectuar, mas não diz quando serão retomados. Segundo as estatísticas mais recentes (2010/11), estavam inscritos 56 mil alunos.
"É um quadro calamitoso", alerta Sérgio Rodrigues, da Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos, lembrando que "em simultâneo, foi suspensa a acção formativa para desempregados do Instituto do Emprego e Formação Profissional e os centros Novas Oportunidades estão parados porque não têm equipas de técnicos". "A formação de adultos está completamente parada, afectando dezenas de milhares de alunos e formadores".
Segundo Manuel Pereira, da Associação Nacional de Dirigentes Escolares, "há escolas onde os professores ficarão sem serviço". Para Mário Nogueira (Fenprof), a medida "enquadra--se numa política de extinção de respostas educativas, juntamente com a suspensão das Novas Oportunidades".
 
SUSPENSÃO PARA "CONCLUIR PROTOCOLOS"
O Ministério da Educação e Ciência afirma que os cursos "passarão a ser promovidos, sempre que possível, em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional", esclarecendo que "as instruções para não iniciar ainda os cursos têm como objectivo concluir os respectivos protocolos". A tutela garante que "não está em causa a abertura das turmas já aprovadas", mas não diz quando começarão as aulas, lembrando que "o arranque destes cursos não necessita de coincidir com o início do ano lectivo". (por Bernardo Esteves)

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Oferta Formativa - Formações Modulares Certificadas

 


 
                     Ver Formações                   Inscreva-se já!                       

As formações modulares certificadas promovidas pela ETPSICÓ encontram-se disponíveis. Os interessados podem enviar email  para sico@etpsico.pt ou então dirigirem-se à secretaria da escola na sede, no Avelar, nos respetivos Pólos, de Penela e/ou Alvaiázere ou ao Centro Novas Oportunidades.

 
 
 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Seminário - Modelos de Educação e Formação de adultos

A Escola Superior de Educação de Torres Novas (ESETN) vai organizar um Seminário sobre Educação e Formação de Adultos, designado “Modelos de Formação e Educação de Adultos”, em parceria com a ANPEFA – Associação Nacional de Profissionais de Educação e Formação de Adultos.

Vai realizar-se no próximo dia 27 de setembro de 2012, das 09.00h às 13.30, no Anfiteatro da ESETN (Avenida Andrade Corvo, Quinta de Santo António, 2350-463 Torres Novas).

Objetivos: Pretende-se que seja exposto e discutido o modelo da Educação e Formação de Adultos, em vigor até final do ano passado, e o modelo preconizado por este Governo, de forma a originar um debate académico sobre as virtudes dos dois modelos e assim dissipar as dúvidas em torno deste tema.

Público-alvo: Formadores, Professores, Profissionais de RVCC e outros técnicos que intervenham na gestão e organização da formação.

A participação é gratuita.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Júris de certificação

No dia 17 de agosto realizou-se, no polo de Alvaiázere da ETPSicó, uma sessão de júri de certificação de 10 adultos que viram assim concluído o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.


No dia 30 de agosto realizou-se mais uma sessão de júri de certificação na ETPSicó, no Avelar. Este foi um momento importante para a vida de doze adultos, pois viram o seu esforço e empenho reconhecidos ao serem certificados para o nível secundário.


A equipa técnico-pedagógica que acompanhou estes adultos felicita-os pela conclusão de mais esta etapa do seu percurso formativo.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Furturo dos Centros de Novas Oportunidades

Nos últimos tempos os CNO´S têm vivido momentos de incerteza relativamente à sua continuidade num  futuro próximo. Assim sendo, a ANQEP no passado dia 13 publicou, na sua página oficial, o seguinte comunicado:
"No âmbito do processo de reestruturação da Iniciativa Novas Oportunidades e considerando que se encontra para breve a publicação de novos normativos legais enquadradores das estruturas que asseguram as respostas de qualificação da população adulta, a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) procedeu hoje à emissão de uma orientação junto dos Centros Novas Oportunidades atualmente em funcionamento.


Assim, até à existência de novo enquadramento legislativo e financeiro e no sentido de se assegurar a resposta ao público que pretende aumentar as suas qualificações, a título excecional, os Centros Novas Oportunidades poderão prosseguir com a sua atividade até 31 de dezembro de 2012.

Esta orientação abrange a totalidade dos Centros Novas Oportunidades que se encontram atualmente em funcionamento, quer sejam Centros Novas Oportunidades com financiamento POPH aprovado para o período de 1 de janeiro a 31 de agosto de 2012, Centros Novas Oportunidades em regime de autofinanciamento ou Centros Novas Oportunidades financiados pelo orçamento das respetivas tutelas/Orçamento de Estado.

Durante o prolongamento do período de funcionamento dos atuais projetos serão concluídos os trabalhos para a criação dos Centros de Qualificação e Ensino Profissional."

Ao ler este comunicado as equipas técnicas e os adultos que frequentam o processo RVCC, respiraram de alívio, contudo existem muitas questões que ainda não foram respondidas, como aquelas que se seguem e foram enviadas por uma técnica de diagnóstico à ANEQP:

"Não tendo grandes meios de protesto... decidi enviar o seguinte e-mail à agência com alguma das dúvidas que senti no imediato da minha leitura do e-mail de ontem:



Exmos(as) Srs(as)


Na sequência do e-mail por V. Exas enviado, na qualidade de técnica de diagnóstico e encaminhamento, gostaria de expor algumas duvidas em relação ao comunicado recebido:

...
1) Durante este período de prorrogação do funcionamento dos CNO até 31 de Dezembro de 2012, podem os Centros aceitar novas inscrições ou devem resignar-se à conclusão dos processos de reconhecimento de competências já em curso?


2) Caso possam aceitar novas inscrições e proceder ao acolhimento, diagnóstico e encaminhamento dos adultos, o processo de RVCC continuará a ser uma oferta formativa equacionado, que terá seguimento no âmbito dos Centros de Qualificação e Ensino Profissional, ou esta modalidade será completamente extinta?


3) No caso dos adultos que já se encontram, à data, no estado "encaminhado para processo de RVCC" deve o centro dar inicio a estes processos? Em caso negativo, que respostas dar a estes adultos?


4) De acordo com o ponto número 4 -" O prolongamento da atividade até essa data é feito dentro da dotação financeira aprovada para o período de 1 de janeiro a 31 de agosto de 2012" - o que acontece aos CNO que não tenham margem dentro dessa mesma dotação financeira? Encerram por falta de verbas, deixando os processos dos adultos sem respostas?


Certa de que serão vários os e-mails com pedidos de esclarecimento e consciente de que este será apenas mais um, gostaria de pedir encarecidamente, a V. Exas, o envio célere de orientações que permitam aos CNO agir de forma integrada, coerente e acima de tudo transparente.


O desnorte que os técnicos têm sentido e vivido nos últimos meses não pode continuar...é preciso dar respostas concretas a quem nos procura... é preciso dizer sim ou não!

Estávamos habituados a uma tutela, que dentro das suas possibilidades, sempre ouviu o terreno e sempre nos sustentou com orientações. A partir de determinado momento, a ausência de respostas e o obscurantismo, que para muitos é interpretada como estratégia, tem vindo a prevalecer e, na minha opinião pessoal a mostrar claramente uma grande descoordenação e descredibilidade.

Por favor, se não sabem ainda o que se vai fazer no enquadramento deste novos centros...digam-nos clara e objetivamente o que vamos fazer nestes quatro meses que se seguem.


A subjetividade, a falta de clareza e o silêncio não podem continuar a ser respostas!


Crente de que ainda é possível acreditar na Educação de Adultos em Portugal e de que ainda não chegou a hora de despir a "minha camisola", aguardo a vossa resposta, acreditando que em breve iremos todos receber as orientações necessárias... as tais... claras, objetivas e transparentes!


Obrigada,


Gisela Oliveira
Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento"

Estamos todos curiosos a aguardar a resposta a este email.
Assim que tivermos novidades informamos os seguidores do nosso blog
Agradeço aos nossos adultos o voto de confiança e por acreditarem no nosso trabalho.








Nos passados dias 9,10,11 e 12, realizaram-se  as festas do Concelho de Ansião, que tiveram vários momentos de entretenimento e, também, uma exposição sobre o que de melhor se faz no nosso concelho. Desta forma, a Etpsicó esteve representada com um stand alusivo às valências da entidade.
Enviamos um especial agradecimento as todos os que visitaram o stand e mostraram interesse nas nossas ofertas formativas.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Feira Medieval de Castanheira de Pera


No passado dia 21 de julho 2012, entre as 10h00 e as 22h00, o CNO da ETP Sicó participou na IX Feira Medieval no largo da Câmara Municipal da Castanheira de Pera. A nossa participação caraterizou-se dentro dos mesmos moldes do ano anterior, com a Horta do Conde. Agradecemos desde já o convite que nos foi dirigido por parte do Centro Paroquial de Solidariedade Social de Castanheira de Pera para participarmos neste evento, aos adultos pela colaboração no que respeita aos produtos facultados bem como à sua participação na feira.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Júri de certificação

No dia 18 de junho, na ETPSICÓ, no Avelar, realizou-se mais uma sessão de júri de certificação de 9 adultos que viram assim concluído o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.


A equipa técnico-pedagógica que acompanhou estes adultos felicita-os pela conclusão de mais esta etapa do seu percurso formativo.




quinta-feira, 7 de junho de 2012

JÚRI DE CERTIFICAÇÃO

No dia 5 deste mês realizou-se mais um júri de certificação no pólo da ETP Sicó em Alvaiázere. Este foi um momento importante para a vida de seis adultos, pois viram o seu esforço e empenho reconhecidos ao serem cerificados com o 9º ano de escolaridade.

A todos os nossos PARABÉNS!!

EXPO MIRANDA DO CORVO

Este ano, entre os dias 30 de maio a 3 de junho, realizou-se mais uma vez a EXPO Miranda do Corvo. Na feira houve a oportunidade de contactar com espaços vocacionados para uma multiplicidade de áreas desde os setores mais tradicionais às novas tecnologias, sem esquecer a participação da ETP Sicó e do seu Centro de Novas Oportunidades com divulgação da oferta formativa.

terça-feira, 22 de maio de 2012

De CNO para CQEP

“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino”
                                                                                                 Antoine Saint-Exupéry

O futuro dos CNO está a ser recriado. Os Ministérios da Economia e do Emprego e da Educação e Ciência apresentaram as alterações ao Programa Novas Oportunidades, sabendo-se já que a sua missão será alargada e a rede de Centros Novas Oportunidades será redimensionada, passando os centros a designar-se Centros par aa Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).

A missão da ETP Sicó visa a qualificação dos recursos humanos da região, através de ofertas formativas que respondam às necessidades do tecido sócio-económico, procurando melhorar a educação e formação dos candidatos / cidadãos ativos ou desempregados que nos contactam, fazendo através do seu CNO o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de adultos com baixas qualificações. Frequentemente a certificação das competências dos nossos adultos são um ponto de partida para processos de formação adicional, nomeadamente na aprendizagem das TIC ou na frequência de cursos EFA.