sexta-feira, 11 de março de 2011

Workshop - Qualificação e Profissionalizante Via Ensino Superior: Prioridade aos Adultos Não Tradicionais

No dia 4 de Março de 2011, nas instalações do ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciência em Lisboa, realizou-se um workshop intitulado “Qualificação e Profissionalização Via Ensino Superior: Prioridade aos Adultos Não Tradicionais”, no qual o nosso Centro Novas Oportunidades se fez representar pela Técnica de Diagnóstico e Encaminhamento, Dra. Delfina Gaspar.
Estiveram presentes três oradores com grande conhecimento nesta temática, tendo as suas comunicações sido divididas por três mesas.
A primeira mesa intitulada “Qualificação de adultos no âmbito do Sistema Nacional para as Qualificações: modalidades, operadores e estratégias” foi representada pela Dra. Maria do Carmo Gomes – Vice-Presidente da Agência Nacional para a Qualificação, a qual enunciou a importância da Aprendizagem ao longo da Vida a aposta que todos devemos apostar na nossa formação, tendo como base o Sistema Nacional para as Qualificações, não havendo desculpas para não obtermos uma Certificação Escolar ou Profissional.
Intitulada “Ensino Superior Pós Bolonha”, o orador da segunda mesa o Prof. Doutor Henrique Lopes, incidiu sobre os novos paradigmas/novos públicos: risco e oportunidade, dando especial enfoque à realidade Portuguesa e às mudanças que ainda teremos de ultrapassar como o défice consolidado da Balança Comercial; o agravamento da Balança de Serviços; a permanente ameaça de deslocalização das empresas; o desemprego endémico e emprego precário; a recessão.
Nesta mesa, também falou o Prof. Doutor Manuel Matos, que referiu as várias modalidades de acesso ao Ensino Superior e que estão disponíveis a toda a população.
Por fim, na terceira mesa, intitulada, “Educação Profissionalizante e Formação de Adultos no Ensino Superior”, o Professor Even Loarer, falou sobre a experiência francesa no que respeita ao Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, tendo os Centros de ter em mente este conceito baseado em três princípios: a formação dos adultos ao longo da vida profissional; a investigação tecnológica e a inovação e a divulgação da cultura científica e técnica.
Esta acção veio reforçar a aposta do nosso País na qualificação dos nossos jovens e adultos seja ela de índole escolar seja de índole profissional.

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