sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Processos RVCC Escolar e Profissional

Ao longo do mês de Janeiro decorreram sessões de esclarecimento e diagnóstico, no âmbito do Processo de RVCC, em várias localidades, sendo de destacar a parceria recentemente estabelecida com a Junta de Freguesia de Miranda do Corvo. Mercê destas sessões, este Centro irá iniciar processos RVCC Escolar e Profissional durante o mês de Fevereiro e inícios de Março.

No próximo dia 4 de Fevereiro, iniciará o Processo RVCC Profissional, com colaboradores da empresa Dominconstruções, situado no Louriçal, sendo que as sessões irão decorrer nos Bombeiro Voluntários da Guia.

Este está a ser um arranque de ano com muito trabalho para este Centro Novas Oportunidades. Mas a sua missão é, efectivamente esta, auxiliar na qualificação dos recursos humanos da região.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Protocolos de Colaboração

Num mundo cada vez mais competitivo e, tendo sempre em atenção a necessidade constante na aposta da qualificação dos portugueses, exigindo esta aposta uma mobilização alargada da sociedade portuguesa e estando o Centro Novas Oportunidades da Escola Tecnológica e Profissional de Sicó ciente desta realidade, foram celebrados mais três Protocolos de Cooperação.Neste sentido, os mesmos foram desenvolvidos com as Juntas de Freguesia da Graça e Vila Facaia, ambas do Concelho de Pedrógão Grande e com a a empresa Calcus, sedeada em Outeiro de Galegas, Concelho de Pombal.

Fruto desta parceria, foi constituído um Grupo de RVCC PRO, na Calcus; dois grupos de Escolar, um de Nível Básico e outro de Nível Secundário, na Junta de Freguesia de Vila Facaia , e um grupo de Nível Básico na Junta de Freguesia da Graça. No cômputo geral, em duas semanas, iniciámos processos com cerca de 70 adultos.

Por que a actividade de um Centro Novas Oportunidades envolve dinâmica e interacção com vários agentes locais e regionais, em prol da qualificação dos seus recursos humanos, o Centro Novas Oportunidades da Sicó Formação S.A continua a sua caminhada, aproveitando, diariamente, as oportunidades que vão surgindo.

Aproveite também a sua e contacte-nos. Nós estaremos onde você quiser!

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novas Oportunidades a LER +: Concurso de Poesia/Quadras

O Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Agência Nacional para a Qualificação (ANQ), promove o projecto Novas Oportunidades a Ler +, de forma articulada com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).

Pretende-se incentivar hábitos de leitura junto do público adulto dos Centros de Novas Oportunidades e dos seus círculos de familiares e amigos e apoiar o processo de desenvolvimento e consolidação de competência
s. Por considerar uma mais-valia para a comunidade, o Centro de Novas Oportunidades da ETPSicó aderiu a este projecto com objectivo de criar:
• Ambientes de leitura no Centro de Novas Oportunidades;
• Dinâmicas e percursos pessoais de leitura;
• Práticas de uso regular dos recursos das bibliotecas.


Neste âmbito o Centro de Novas Oportunidades da ETPSicó está a promover um concurso de poemas/quadras inéditos criados pelos participantes. Irá ser feita uma recolha de poemas/quadras que depois de analisada pela equipa será objecto de publicação aqui no BLOG do Centro. Os interessados deverão consultar o regulamento do concurso abaixo indicado ou dirigir-se às instalações do mesmo, no Centro de Negócios do Camporês.


Regulamento do Concurso de Poesia

1. No âmbito da iniciativa Novas Oportunidades Ler+, o Centro Novas Oportunidades da ETPSicó promove o Concurso de Poesia de Dezembro de 2010 a Abril de 2011.

2. O presente concurso visa promover a escrita e a leitura, junto dos adultos que frequentam o Processo RVCC (de nível Básico e Secundário) assim como todos os interessados em Participar no mesmo.
3. Os trabalhos a concurso deverão ser poemas/quadras inéditas dos participantes.
4. Os participantes deverão fazer chegar os seus poemas/quadras directamente, junto do Centro Novas Oportunidades ou via e-mail (…).
5. O Centro Novas Oportunidades, como organizador do Concurso fará a selecção dos melhores poemas/quadras recebidos através de uma equipa de Júri, constituída por um Profissional de RVC e formadores de diferentes áreas dos referenciais (nível Básico e/ou Secundário). Não serão atribuídos prémios ao mesmo participante em diferentes categorias.
6. Os poemas/quadras serão colocados/divulgados no Blog do Centro pela Equipa Técnico-pedagógica, após a análise e correcção por parte dos elementos que irão compor o Júri.
7. A recompensa será a publicação dos melhores poemas recebidos, segundo as diferentes categorias especificadas no ponto 8. A divulgação será feita através do Blog e de uma pequena publicação.
8. As categorias seleccionadas são: Natal, Ano Novo, Carnaval, Páscoa e Tema Livre.
9. O valor apurado com a venda da publicação reverterá em parte/na totalidade para uma IPSS ou Associação carenciada da região (a definir).
10. Não serão considerados textos narrativos.
11. Caso o número de poemas recebidos não seja o necessário para publicação, serão recompensados os melhores textos com prémio a considerar.
12. O presente concursos tem o apoio das Câmaras de Ansião, Alvaiázere e Penela.
13. O anúncio dos textos seleccionados para publicação será feito via Blog, página da Escola e rádio local.
14. A publicação será efectuada a 29 de Abril de 2011.


Deverão enviar os vossos poemas para:



ou comentar directamente no BLOG.


Para não temerem serem os primeiros a criar um poema deixamos um exemplo relacionado com as Novas Oportunidades. No entanto, atenção porque só se aceitam criações originais:


Eu, tu, ele... seres em construção!

Que bom que tenho consciência
Do ser que sou, fragmentado
Alguém sempre em construção
Imperfeito, incompleto, inacabado

Que bom que tenho consciência
Que o crescimento é parcelado
E que quanto mais eu aprendo
Nunca estou, por completo, "terminado"

Que bom que a mim é dado
A oportunidade de corrigir, de ser reciclado
De investir no que acho que está certo
E corrigir, tentar mudar o que está errado

Que bom que a mim é dado
A oportunidade de ser renovado!...


citado por Juiz de Fora, abril de 2008 in http://sitedepoesias.com/poesias/28968


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Desempregados encaminhados pelos Centros de Emprego

O Despacho n.º 17658/2010, de 25 de Novembro determina que “os cidadãos desempregados inscritos nos centros de emprego do IEFP, I. P., que sejam detentores de habilitações inferiores ao 12.º ano de escolaridade completo e não estejam a frequentar uma modalidade de qualificação no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações, e cujo perfil de empregabilidade se afigure pouco adequado às ofertas de emprego disponíveis, devem ser encaminhados para a rede nacional de centros novas oportunidades.”

Assim sendo, o CNO da ETPSICÓ está a proceder à inscrição dos cidadãos desempregados que estão a ser encaminhados a partir dos centros de emprego, direccionando-os para as modalidades de qualificação mais adequadas às suas características, motivações e necessidades, cumprindo os procedimentos técnicos de aconselhamento e orientação definidos para as etapas de acolhimento, diagnóstico e encaminhamento.