terça-feira, 22 de maio de 2012

De CNO para CQEP

“O futuro não é um lugar onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. O caminho para ele não é encontrado, mas construído e o ato de fazê-lo muda tanto o realizador quanto o destino”
                                                                                                 Antoine Saint-Exupéry

O futuro dos CNO está a ser recriado. Os Ministérios da Economia e do Emprego e da Educação e Ciência apresentaram as alterações ao Programa Novas Oportunidades, sabendo-se já que a sua missão será alargada e a rede de Centros Novas Oportunidades será redimensionada, passando os centros a designar-se Centros par aa Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP).

A missão da ETP Sicó visa a qualificação dos recursos humanos da região, através de ofertas formativas que respondam às necessidades do tecido sócio-económico, procurando melhorar a educação e formação dos candidatos / cidadãos ativos ou desempregados que nos contactam, fazendo através do seu CNO o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências de adultos com baixas qualificações. Frequentemente a certificação das competências dos nossos adultos são um ponto de partida para processos de formação adicional, nomeadamente na aprendizagem das TIC ou na frequência de cursos EFA.



segunda-feira, 21 de maio de 2012


No passado dia 16 de maio de 2012 realizou-se, em Santarém, o II Encontro Regional: “O Desafio da Aprendizagem ao longo da Vida – Dos CNO aos CALV”, promovido pela Rede Qualificar a Lezíria do Tejo, no qual o nosso Centro se fez representar pela técnica de diagnóstico, Drª Daniela Ramos.

O Encontro teve o seu início às 9h e a sessão de encerramento realizou-se às 17h30m. Durante a manhã tiveram lugar “ateliês reflexivos sobre proposta para a prática de excelência”. Durante a tarde realizou-se uma mesa redonda com debate, subordinada ao tema “As Oportunidades para um Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida”, que teve como moderadora Maria Lurdes Lopes, Jornalista da Agência Lusa, e os seguintes participantes: Joaquim Luís Coimbra, da FPCE - Universidade do Porto; Luís Alcoforado, da FPCE - Universidade de Coimbra; Manuel Louro, de Direção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo. Durante o debate foi defendida a continuidade dos Centros Novas Oportunidades e de acordo com Luís Alcoforado “há uma agenda europeia para a Educação de Adultos onde Portugal está comprometido, reforçando a ideia que a Educação de Adultos não pode terminar assim! Porém reforça que os CNO´s são portas de entrada, mas que não podem ser só isto! Devia haver uma interligação entre os Centros e as redes públicas e sociais, permitindo um acompanhamento dos adultos com a sociedade.”

Antes da sessão de encerramento, pelas 17h, teve lugar a Conferência EUROPEERGUID - Revisão por Pares na Orientação e Aconselhamento de Adultos—Dejan Dravec – Eslovénia, em que foi apresentado um projeto de avaliação dos Centros Novas Oportunidades na Eslovénia. Durante esta apresentação o orador, Dejan Dravec, aconselhou os presentes a implementarem projetos de avaliação e de orientação e aconselhamento de adultos. Neste momento, Dejan Dravec está em Portugal a intervir de forma articulada com o CECOA e com o IEFP.